Piauí - Energia Eólica


Piauí é o estado com maior crescimento na geração de energia eólica.

O Piauí foi o estado brasileiro que mais apresentou crescimento na geração de energia eólica do país em 2022, com um aumento de 24,85% a mais do que havia produzido em 2021. As outras unidades da federação que se destacaram no aumento de energia eólica foram a Bahia, que cresceu 21,35%, e o Rio Grande do Norte, com crescimento de 8,4%. É o que aponta o levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado no início deste mês.

Além disso, o Piauí teve um desempenho superior ao crescimento da geração desse tipo de energia no país. De acordo com o levantamento da CCEE, a geração de energia eólica no Brasil cresceu 12,6% no comparativo anual, contra os 24,85% do Piauí. Isto é, o crescimento da geração eólica no Piauí foi o dobro da nacional.

O Piauí ainda foi o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no Brasil. Entre 2021 e 2022, o estado teve um crescimento de 25,7%. O Piauí perdeu apenas para Minas Gerais, que teve um crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.

De acordo com o levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a geração de energia renovável bateu recorde em 2022 no Brasil. Usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa foram responsáveis por 92% do total de eletricidade produzida pelo país, maior porcentual dos últimos 10 anos.

Piauí tem os maiores parques  de energia eólica e solar da América Latina.

Atualmente, o Piauí possui o maior parque de energia eólica em operação na América Latina. Localizado nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, o complexo Lagoa dos Ventos possui 230 turbinas eólicas em atividade.

O Piauí reforçou sua posição de destaque no cenário energético do Brasil, ocupando o terceiro lugar do País tanto na produção de energia eólica quanto na produção de energia fotovoltaica, segundo relatório do mês de junho da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


Desta forma, o estado se consolida como referência nacional na geração de energia renovável. Na produção de energia fotovoltaica (solar), na modalidade geração centralizada, que compreende os grandes empreendimentos, a produção é de 1,46 GW em operação, além de 867,22 MW em construção e com previsão de gerar mais 13,14 GW a construir.

Na produção de energia eólica, conforme o boletim da ANEEL, o Piauí fica atrás somente do Rio Grande do Norte (1º) e da Bahia (2º) e está à frente de potências, como Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Santa Catarina. Neste segmento, o Piauí produz, atualmente, 3,5 GW em operação e dispõe ainda de 746,10 MW em construção e tem previsão de produzir 2,5 GW por construir.


Entre os municípios que se destacam na geração de energia eólica, com empreendimentos em operação, se destacam:

Betânia (211,500 MW)
Caldeirão Grande do PI (473,400 MW)
Curral Novo do PI (338,100 MW)
Dom Inocêncio (877,850 MW)
Ilha Grande (47 MW)
Lagoa do Barro (671,700 MW)
Marcolândia (206,200 MW)
Parnaíba (118,800 MW)
Queimada Nova (264,300 MW)
Simões (375,100 MW).
Dom Inocêncio com previsão de gerar 448,500 MW
Simões, com previsão de produzir 297,600 MW.

Para a secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer), a combinação favorável de recursos naturais, investimentos estratégicos e políticas públicas eficientes tem impulsionado o Piauí a se tornar um líder na produção de energia limpa. A energia eólica, proveniente dos ventos, e a energia fotovoltaica, gerada a partir da luz solar, têm se mostrado fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

As condições geográficas favoráveis, aliadas aos investimentos em infraestrutura e ações de incentivo, têm atraído grandes empreendimentos eólicos e fotovoltaicos para o estado. Os parques de energia eólica espalhados pelo território piauiense e as usinas solares têm contribuído significativamente para o suprimento energético do país.

Maior complexo eólico da América do Sul leva desenvolvimento e oportunidades para o Piauí.

O Piauí, mais precisamente os municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, sedia o maior complexo eólico da América do Sul – o parque Lagoa dos Ventos, da Enel Green Power, que possui uma capacidade instalada de 716MW já em operação e outros 396 MW em construção. Lagoa dos Ventos conta com 230 turbinas eólicas em funcionamento. Por ano, elas são capazes de gerar mais de 3,3 TWh de energia, o equivalente ao consumo de 1,6 milhão de casas.

Com a expansão do parque, estão sendo erguidos mais 72 aerogeradores, num investimento da ordem de 360 milhões de euros que representa, na prática, mais energia limpa para o país e mais oportunidades de desenvolvimento para a região. Quando estiver pronto, todo o complexo terá 302 aerogeradores e será capaz de produzir cerca de 5 TWh por ano, evitando a emissão de 2,8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.



Complexo Eólico Lagoa do Barro - PI

Localizado na Lagoa do Barro do Piauí, cidade do sudeste do estado, o Complexo Eólico Lagoa do Barro iniciou sua operação em 2018 com uma potência instalada de 195 MW, gerados por 65 aerogeradores distribuídos por 8 parques em uma área de 2.854 hectares.

Em 2021 foram implementados mais 82,8 MW através de 18 aerogeradores, elevando o parque à potência instalada de 277,8 MW e um total de 83 aerogeradores. O investimento total para a expansão de Lagoa do Barro foi de R$ 444 milhões.

A expansão transformou o Complexo Eólico Lagoa do Barro no maior que a CGNBE possui, tanto em investimento quanto em potência total.



Empresas envolvidas:

  


Postar um comentário

Formulário de contato